Pós Graduação
Docência do Ensino Superior
O fenômeno educativo há de ser discutido de forma efusiva e articulada, principalmente, quando tal dinâmica atinge o processo de ensino e de aprendizagem e as aproximações teóricas podem ser consideradas mediações que permitam explicá-lo, ainda que parcialmente.
O Curso pretende oferecer uma formação acadêmico-pedagógica que venha modificar e/ou desmistificar a situação do docente/bacharel que é levado a transmitir seus conhecimentos como os receberam: de forma empírica, baseando-se em tradições e opiniões não fundamentadas em uma sistemática didático-pedagógica.
Objetivo do Curso:
• Propiciar aos interessados o momento de reinventar o processo metodológico do conhecimento acadêmico, mediante reflexão sobre o papel do docente universitário enquanto um profissional pesquisador de sua área e de sua prática docente cotidiana;
• Situar sua atuação profissional como o engajamento em um projeto, no interior do projeto sócio-político do ensino superior e da sociedade mais ampla, na inserção da formação para a cidadania.
Grade do Curso:
• Concepções Atuais da Educação Superior - 20 horas
• Cultura Brasileira e Educação - 40 horas
• Didática e Prática no Ensino Superior - 40 horas
• Educação e Formação Profissional - 30 horas
• História e Organização do Ensino Superior - 20 horas
• Legislação e Avaliação do Ensino Superior - 20 horas
• Metodologia Científica - 30 horas
• Planejamento projeto político Pedagógico e Organização Curricular - 40 horas
• Políticas Educacionais no Brasil - 30 horas
• Prática docente em ambiente de EAD - 30 horas
• Psicologia do Ensino aprendizado - 50 horas
• Sociologia , Ética e Cidadania - 30 horas
• Teorias e Avaliação da Aprendizagem - 30 horas
SOBRE O CURSO
Duração do curso:
12 Meses
Carga Horária:
410 Horas
Tipo de Formação:
Latu Sensu
Tipo de Curso:
Presencial